Notícias
02.10.2017
Publicado acórdão da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS
O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nessa data o acórdão do Recurso Extraordinário n.º 574.706, por meio do qual, em sede de repercussão geral, fixou a seguinte tese: O ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins".
O julgamento havia sido finalizado em 15 de março desse ano, no entanto, mesmo transcorridos mais de seis meses, o inteiro teor da decisão ainda não havia sido publicado.
Agora, abre-se o prazo para as partes apresentarem Embargos de Declaração, a fim que seja sanada eventual omissão, contradição ou obscuridade no julgamento. Ainda, é provável que a Fazenda Nacional apresente pedido de modulação dos efeitos da decisão. Contudo, isso, não impede que a decisão seja aplicada pelos Tribunais inferiores aos processos sobrestados que aguardavam o julgamento da matéria pelo STF.
A equipe tributária da Zulmar Neves Advocacia está à disposição para esclarecimentos adicionais.
Gustavo Neves Rocha
Recentes
CARF afasta IOF sobre AFAC capitalizado fora do prazo de 120 dias previsto pela Receita Federal
02.10.2017
STJ mantém TJLP como limite para dedução de juros sobre capital próprio
02.10.2017
Decisões judiciais afastam retenção de 10% de IR sobre dividendos
02.10.2017
STF reconhece direito à exclusão do ISS da base do PIS e da Cofins
02.10.2017