Notícias
28.03.2025
Nova publicação do IBGC privilegia a discussão da importância do Sistema de Integridade nas empresas
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) lançou nesta quinta-feira, 27 de março de 2025, uma nova publicação intitulada “Sistema de Integridade: fundamentos e boas práticas”.
A instituição, que é referência no país em governança corporativa, é voltada em compartilhar conhecimento na área, auxiliando os agentes corporativos nas tomadas de decisões no dia a dia das organizações. Para tanto, disponibiliza todo o ano uma série de publicações completas e de fácil entendimento, que podem servir como guias para diretores, membros de conselhos, advogados empresariais e empresários.
A publicação da vez trata de integridade, assunto atual e de extrema relevância na busca por uma gestão mais ética e íntegra. Com a evolução do mundo corporativo e com a promulgação, há mais de uma década, da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/13), esses aspectos precisam ser fortalecidos de modo a garantir uma gestão mais funcional e responsável. Nas palavras da publicação: “a integridade não é apenas uma camada adicional do compliance. Na verdade, ela é um alicerce estratégico que sustenta toda a operação de uma empresa.”.
As organizações não podem mais fechar os olhos para as exigências cada vez maiores vindas do mercado e ignorar a importância de adotar uma cultura de integridade aliada a posturas e medidas efetivas para seu cumprimento, o que significa assumir o risco de ser superado pela concorrência, ou pior, ser engolido pelas suas próprias falhas.
É neste compasso que a nova publicação do IBGC vem como um guia, orientando esse caminho de adequação e dando diretrizes claras, que podem e devem ser adaptadas à realidade de cada organização.
Para auxiliar nesta jornada, a ZNA conta com profissionais capacitados em governança corporativa, compliance e integridade.
A publicação está disponível para download no link: https://conhecimento.ibgc.org.br/Paginas/Publicacao.aspx?PubId=24725&assessment=1
Maiara Paloschi
Advogada ZNA