Notícias
17.01.2025
Governo Federal sanciona a regulamentação da reforma tributária
Nesta quinta-feira, o Governo Federal sancionou, com vetos, a Lei Complementar n.º 214/2025, decorrente do primeiro projeto de lei encaminhado (PLP 68/2024) para regulamentar a parte principal da reforma tributária aprovada em 2023.
Com essa alteração, os tributos PIS, COFINS, ICMS, ISS e IPI serão substituídos gradualmente por um sistema de Imposto Sobre o Valor Agregado (IVA-DUAL), composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Também foi criado o chamado Imposto Seletivo (IS), com incidência sobre bens e serviços classificados como nocivos à saúde e ao meio ambiente.
O novo sistema tributário será implementado a partir de 2026, em fase de teste, com o período de transição previsto para ser concluído em 2033.
A equipe tributária da Zulmar Neves Advocacia está à disposição para esclarecimentos adicionais.
Carolina Teles Carvalho
Advogada ZNA
Recentes
STJ: sucessão empresarial dispensa o incidente de desconsideração da personalidade jurídica
17.01.2025
STJ aplica prazo de 10 anos à responsabilidade contratual, mesmo em disputas sobre direitos autorais
17.01.2025
STJ mantém anulação de sentença arbitral por omissão de vínculos do árbitro com advogados de uma das partes
17.01.2025
STJ define: agente de cargas não responde por avarias em transporte internacional
17.01.2025