Notícias
19.03.2021
STF define data para encerrar julgamento sobre exclusão do ICMS do PIS/COFINS
Transcorridos quatro anos do julgamento que definiu, em sede de repercussão geral, que o ICMS não compõe a base de cálculo para incidência do PIS e da COFINS, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nova data para encerrar o julgamento da matéria: 29 de abril de 2021.
Não é a primeira vez que o recurso de Embargos de Declaração apresentado pela União Federal ainda em 2017 é pautado para julgamento, a última delas foi para 1º de abril de 2020. No entanto, o processo acabou retirado de pauta naquela oportunidade.
Nesse julgamento o STF deverá esclarecer qual o valor do ICMS a ser excluído da base de cálculo das mencionadas contribuições, questão essa objeto de controvérsia em razão do restritivo entendimento da Receita Federal do Brasil, no sentido de que o ICMS a ser excluído é aquele efetivamente recolhido pelo contribuinte, e não o destacado no documento fiscal.
Ainda, o STF deverá examinar o pedido de modulação dos efeitos apresentado pela União Federal que busca restringir os efeitos da decisão proferida.
A equipe tributária da Zulmar Neves Advocacia está à disposição para esclarecimentos adicionais.
Gustavo Neves Rocha
Recentes
CARF reafirma que capitalização de incentivos fiscais não gera custo de aquisição para pessoa física
19.03.2021
STJ inicia 2026 com julgamento de relevantes temas tributários
19.03.2021
Receita Federal regulamenta acréscimo nos percentuais de presunção do lucro presumido
19.03.2021
CARF afasta contribuição previdenciária sobre prêmios por desempenho extraordinário pagos em contexto atípico
19.03.2021