Notícias
23.02.2021
STF decide: incide ISS sobre o licenciamento ou cessão de direito de uso de programas de computador (software)
Através do julgamento conjunto das Ações Diretas de Inconstitucionalidade de nº 5659 e 1945, sendo a primeira de relatoria pelo Min. Dias Toffoli, esta proposta pela Confederação Nacional de Serviços (CNS) e a segunda de relatoria da Min. Cármen Lúcia, medida manejada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o Supremo Tribunal Federal (STF) excluiu a incidência do Imposto Sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) sobre o licenciamento ou a cessão de direito de uso de programas de computador (software), decidindo que nestas operações incide o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Na próxima sessão, a Corte analisará a modulação dos efeitos da decisão.
A decisão foi adotada pelo entendimento majoritário formado pelos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio e Luiz Fux, estes acompanhando a conclusão do ministro relator Dias Toffoli, que por sua vez, entendeu que a elaboração de softwares é um serviço que resulta do esforço humano. Ou seja, tanto no fornecimento personalizado por meio do comércio eletrônico direto quanto no licenciamento ou de cessão de direito de uso esta clara a obrigação de fazer na confecção/criação do programa de computador, no esforço intelectual e, ainda, nos demais serviços prestados ao usuário.
Foram votos vencidos os dos ministros Nunes Marques, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Gilmar Mendes, que entenderam pela incidência do ICMS sobre estas operações.
Eduardo Alexandre Alves de Lima
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
23.02.2021
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
23.02.2021
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
23.02.2021
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
23.02.2021