Notícias
06.12.2019
Redução do intervalo intrajornada mediante acordo coletivo
O Tribunal Superior do Trabalho – TST – considerou válida a redução do intervalo intrajornada, mediante estipulação em acordo coletivo. O período a ser observado deve ser de, no mínimo, trinta minutos para jornadas superiores a seis horas.
A decisão do TST decorre de recurso interposto pelo Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT), em que requeria a nulidade do acordo firmado entre o Sindicato dos Trabalhadores e das Empresas de Transportes Rodoviários de Pelotas (RS).
O recurso do MPT foi provido em parte, já que o acordo previa inicialmente o trabalho ininterrupto de 7h20min, o que contraria o disposto na Reforma Trabalhista, ao prever, no artigo 611-A da CLT, que o intervalo intrajornada mínimo deverá ser de trinta minutos, para jornadas superiores a seis horas.
Ronaldo da Costa Domingues
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
06.12.2019
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
06.12.2019
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
06.12.2019
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
06.12.2019