Notícias
04.03.2013
STJ decide pela não incidência de contribuição previdenciária sobre as férias gozadas e salario maternidade
Em recente julgamento a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça reconheceu a não incidência de contribuição previdenciária sobre os valores pagos a título de férias gozadas e salário maternidade devidos aos empregados.
Embora o inteiro teor da decisão ainda não tenha sido publicado, pode-se afirmar que o Tribunal alterou seu entendimento, passando, então, a declarar que as referidas verbas (férias gozadas e salário maternidade) têm caráter indenizatório, pois ausente a necessária contraprestação pelo trabalho realizado.
Trata-se de um importantíssimo precedente, tanto pelo aspecto econômico - em função dos valores envolvidos - quanto por ter sido julgado pela Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça, órgão competente para uniformizar as discussões legais em matéria tributária.
Mostra-se, portanto, uma interessante oportunidade de redução da carga tributária incidente sobre a folha de salários, motivo pelo qual nos colocamos à disposição para demais esclarecimentos.
Recentes
STJ julgará se a Fazenda Pública pode recusar a fiança bancária ou o seguro oferecido em garantia de execução do crédito tributário através do Tema 1385 do STJ
04.03.2013
STJ suspende julgamento do Tema 1371 sobre arbitramento do ITCMD
04.03.2013
STJ esclarece aplicação do ISS fixo para profissionais liberais em sociedade limitada
04.03.2013
STF suspende análise de imunidade de ITBI em integralização de capital social
04.03.2013