Notícias
27.07.2012
EFD SOCIAL ou SPED da Folha de Pagamento
Passados cinco anos de existência do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), a Receita Federal deve divulgar em breve os detalhes da Escrituração Fiscal Digital Social (EFD Social), também conhecida como SPED Previdenciário ou SPED da Folha de Pagamento.
Segundo a Receita, o projeto está em fase de estudos, juntamente com os demais entes públicos interessados, “tendo como objetivo abranger a escrituração da folha de pagamento e, em uma segunda fase, o Livro Registro de Empregados”.
O EFD Social servirá para consolidar as informações sobre a folha de pagamento das empresas, incluindo as enquadradas no Simples Nacional, os Microempreendedores Individuais (MEIs) e os empregadores domésticos.
As empresas serão obrigadas a enviar a folha de pagamento digital padronizada mensalmente, no lugar da impressa, e demais contribuições à Previdência Social, em um ambiente que será compartilhado com órgãos do governo, como a Receita Federal, a Previdência Social, a Justiça do Trabalho e o Ministério do Trabalho. Além disso, também as informações do Livro Registro de Empregados farão parte deste informativo mensal.
Esse é mais um avanço no sistema coordenado pela Receita Federal, que agrega mais um programa possibilitando o aumento da rede de fiscalização e o controle da arrecadação das contribuições previdenciárias.
Janes Terezinha Orsi
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
27.07.2012
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
27.07.2012
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
27.07.2012
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
27.07.2012