Notícias
01.06.2020
É Constitucional a incidência de ISS sobre contratos de Franquia.
O Supremo Tribunal Federal concluiu na última quinta-feira, dia 28 de maio, o julgamento de Recurso Extraordinário, com repercussão geral, que trata da incidência de ISS sobre contratos de franquia.
Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal declarou constitucional a incidência de ISS sobre contratos de franquia, sob o fundamento de que o contrato de franquia tem natureza híbrida, não se resumindo a mera cessão de direitos, fazendo parte da contratação a prestação de serviços.
Em razão do julgamento, foi fixada a tese com seguinte teor: “É constitucional a incidência de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) sobre contratos de franquia (franchising) (itens 10.04 e 17.08 da lista de serviços prevista no Anexo da Lei Complementar nº 116/2003)”.
A decisão ainda não teve o seu inteiro teor publicado, mas já poderá ser aplicada nos processos que tratem do mesmo tema.
João Carlos Franzoi Basso
Recentes
STF retoma julgamento sobre imunidade do ITBI na integralização de imóveis em empresas imobiliárias
01.06.2020
Primeira Seção do STJ julgará temas tributários de alto impacto em março
01.06.2020
Despesas com pessoal – fixadas em convenção coletiva – geram direito à tomada de crédito de PIS e de COFINS
01.06.2020
STJ afeta ao rito dos repetitivos a controvérsia sobre inclusão de descontos e bonificações na base de cálculo do PIS/COFINS
01.06.2020