Notícias
27.02.2023
Atenção aos prazos para informações trabalhistas no e-Social
Neste ano de 2023 passa a ser exigida a integralidade de informações no e-Social.
A partir de janeiro de 2023, se tornou exigível o PPP eletrônico para todas as empresas. Antes somente era exigida quando havia trabalho com exposição aos agentes nocivos, agora passa a ser exigida a informação também quando não há exposição a esses agentes nas empresas, inclusive para MEI, sendo o único requisito a existência de empregados. Essas informações devem ser enviadas até o dia 15 do mês subsequente ao da admissão do empregado ou de alterações da informação inicial.
Além disso, a nova versão do Manual de Orientação do e-Social disponibilizada em 24 de janeiro de 2023 prorroga para 1º de abril de 2023 o marco para transmissão das informações trabalhistas. Assim, a partir dessa data será obrigatório que as informações quanto aos processos e acordos trabalhistas sejam lançadas no e-Social até o dia 15 do mês subsequente ao da decisão transitada em julgado ou da homologação do acordo, mesmo em casos de responsabilidade solidária ou subsidiária. A partir de abril de 2023 haverá também a substituição da GFIP pela DCTFWeb.
Para os eventos S-2500 (Processo Trabalhista) e S-2501 (Informações dos Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista) haverá possibilidade de antecipar o envio das informações, ou seja, é possível que o empregador tenha que cumprir decisões judiciais em prazo inferior ao estipulado para inserção da informação no e-Social.
A íntegra do Manual Orientativo do e-Social está disponível no site: https://www.gov.br/esocial/pt-br/documentacao-tecnica/manuais/mos-s-1-1.pdf
Informações adicionais podem ser obtidas na área trabalhista da ZNA.
Juliana Krebs Aguiar
Advogada ZNA
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
27.02.2023
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
27.02.2023
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
27.02.2023
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
27.02.2023