Artigos
31.10.2023
A redução do passivo trabalhista através do compliance
O compliance e o gerenciamento de riscos são importantes para fins de evitar conflitos judiciais trabalhistas, bem como aprimorar a produtividade e melhorar a visibilidade da organização.
Como o termo compliance significa estar em conformidade com as normas legais, percebeu-se um aumento de sua implantação nas organizações, ao longo dos anos, especialmente, após a ocorrência de escândalos de corrupções, inicialmente no setor financeiro norte-americano e posteriormente no setor político, no ordenamento brasileiro.
Por ser multidisciplinar, o compliance deve ser utilizado na área trabalhista a fim de evitar passivos desta natureza, utilizando-se inclusive da gestão de riscos para atingir melhor eficiência nos resultados.
Nesse sentido sugere-se a composição de equipe responsável pelo mapeamento dos riscos empresariais, criação de políticas e códigos de ética personalíssimos à instituição com a exigência de atenção aos seus membros, propõem-se estratégias de monitoramento e intervenção e, também, a realização de treinamentos e canais de denúncias para fins de evitar posturas antiéticas e contrárias aos valores da empresa.
A equipe trabalhista da ZNA está à disposição para prestar esclarecimentos adicionais sobre compliance trabalhista.
Juliana Krebs Aguiar
Advogada ZNA
Recentes
Breve panorama sobre Arbitragem no Brasil
31.10.2023
Prazo para Cadastro no Domicílio Judicial Eletrônico encerra dia 30 de setembro de 2024
31.10.2023
Lei 14.879/2024 e a limitação à autonomia da cláusula de eleição de foro
31.10.2023
A Inconstitucionalidade da Tributação do Crédito Presumido de ICMS, perpetrada pela Lei n.º 14.789/2023, conhecida como Lei das Subvenções
31.10.2023