Notícias
28.06.2022
Supremo Tribunal Federal Decidirá sobre a (In)Constitucionalidade da Multa Isolada Por Compensação não Homologada nos próximos dias
Conforme disposto no art. 74, § 17, da Lei 9.430/1996 é aplicada multa isolada de 50% sobre o valor do débito objeto de declaração de compensação não homologada.
Tratando-se de uma sanção desproporcional e por afrontar o direito de petição, a Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em julgamento realizado ainda no ano de 2012, nos autos da Arguição de Inconstitucionalidade n.º 5007416-62.2012.404.0000, declarou inconstitucional o normativo supracitado, que prevê a aplicação da multa.
Agora, diante do reconhecimento da repercussão geral sobre a questão, caberá à Suprema Corte sacramentar a questão.
Insta salientar, que o julgamento sobre a constitucionalidade da multa em questão já foi iniciado pelo Supremo Tribunal Federal, através do Plenário Virtual (um sistema onde os Ministros depositam os votos nos autos processo e posteriormente findado o prazo anuncia-se a decisão que prevaleceu) ainda no ano de 2020.
Naquela oportunidade, o Ministro Relator Edson Fachin apresentou voto pela inconstitucionalidade da multa em questão, sob o fundamento de que a mera negativa de homologação de compensação não consistiria em ato ilícito com aptidão para propiciar automática penalidade pecuniária.
Contudo, por pedido de vistas do Ministro Gilmar Mendes o julgamento será agora reiniciado no plenário físico.
Inicialmente pautado para 1º de junho de 2022, a Suprema Corte ainda não reiniciou o julgamento, agora em Plenário Físico. Todavia, a expectativa é pela apreciação da matéria nos próximos dias, assim como pela declaração de inconstitucionalidade da multa diante do voto proferido pelo Ministro Relator.
A equipe tributária da Zulmar Neves Advocacia está à disposição para esclarecimentos adicionais.
Gustavo Cousseau Cavion
Advogado ZNA
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
28.06.2022
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
28.06.2022
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
28.06.2022
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
28.06.2022