Notícias
23.07.2006
STJ dá novo entendimento à Competência da Justiça do Trabalho
Em decisões publicadas em 31 de agosto, o Superior Tribunal de Justiça exarou entendimento no sentido de que, nas ações indenizatórias de acidente de trabalho, o que define a competência ou não da Justiça do Trabalho é a sentença.
Assim, se já foi prolatada sentença pelo Juiz de Direito onde tramitava o processo, a Justiça Comum continua competente para apreciar os recursos; se não foi proferida sentença, o feito, desde logo, deve ser remetido à Justiça do Trabalho.
As decisões proferidas se basearam no Conflito de Competência nº 51.712/SP, sendo relator o Ministro Barros Monteiro, que concluiu no sentido de que "Válida a sentença anterior à eliminação da competência do juiz que a prolatou, subsiste a competência recursal do tribunal respectivo".
Assim, surge uma lacuna, possibilitando que as ações acidentárias já sentenciadas permaneçam na Justiça Comum, até julgamento final da questão.
Como se vê, a decisão exarada pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal, em sessão de 29 de junho de 2005 que, por unanimidade, alterou sua jurisprudência e definiu a competência da Justiça Trabalhista, a partir da Emenda Constitucional n.° 45/2004, para julgamento das ações de indenização por danos morais e patrimoniais decorrentes de acidente do trabalho, ainda deve suscitar muitas discussões e somente o tempo apresentará uma definição, com o amadurecimento do debate e a natural evolução do pensamento acerca desta matéria.
Á partir de agora, então, e ao menos por enquanto, a questão é saber qual o momento ou estágio do processo, a fim de definir a competência pela presença ou ausência de sentença proferida na causa.
Zulmar Neves Advocacia
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
23.07.2006
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
23.07.2006
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
23.07.2006
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
23.07.2006