Notícias
30.11.2023
STF decide que o DIFAL pode ser exigido pelos Estados a partir de 5 de abril de 2022
Na última quarta-feira, 29 de novembro de 2023, o plenário do Supremo Tribunal Federal, em votação apertada, decidiu que o DIFAL pode ser exigido pelos Estados a partir de 5 de abril de 2022.
Prevaleceu o entendimento de que não houve criação ou majoração de tributo, a partir da edição da Lei Complementar 190/2022. Assim sendo, não seria necessário observar os princípios da anterioridade nonagesimal ou de exercício para cobrança do imposto.
Contudo, a Corte entendeu que é constitucional o dispositivo do normativo que estabelece que o tributo somente pode ser exigido noventa dias após a publicação da LC 190/2022, motivo pelo qual o DIFAL só pode ser exigido a partir de 5 de abril de 2022.
O entendimento em questão se deu por maioria, ou seja, seis votos; votaram nesse sentido os Ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Nunes Marques e Roberto Barroso.
Restaram vencidos os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, André Mendonça e Rosa Weber, os quais defendiam que o DIFAL somente poderia ser exigido a partir do ano de 2023.
A equipe tributária da Zulmar Neves Advocacia está à disposição para esclarecimentos adicionais.
Gustavo Cousseau Cavion
Advogado ZNA
Recentes
STJ julgará se a Fazenda Pública pode recusar a fiança bancária ou o seguro oferecido em garantia de execução do crédito tributário através do Tema 1385 do STJ
30.11.2023
STJ suspende julgamento do Tema 1371 sobre arbitramento do ITCMD
30.11.2023
STJ esclarece aplicação do ISS fixo para profissionais liberais em sociedade limitada
30.11.2023
STF suspende análise de imunidade de ITBI em integralização de capital social
30.11.2023