Notícias
19.09.2023
STF julgará a possibilidade de aproveitamento de créditos de ICMS nas operações de exportação
Na próxima sexta-feira (22) o Pleno do STF iniciará o julgamento, em sede de repercussão geral, do RE 662976 (Tema 619) e do RE 704815 (Tema 633). Os temas tratam da possibilidade de aproveitamento de créditos de ICMS nas operações de exportação.
O Tema 619 diz respeito à possibilidade de aproveitamento de créditos de ICMS nas operações de exportação decorrentes de aquisições de bens destinados ao ativo imobilizado/fixo da empresa.
Já no Tema 633, o STF definirá o direito ao creditamento do ICMS decorrente da aquisição de bens de uso e de consumo empregados na elaboração de produtos destinados à exportação, independentemente de regulamentação infraconstitucional.
Diante do reconhecimento da existência de repercussão geral das questões em debate, o que for decidido pelo STF deverá ser aplicado em todos os processos que versarem sobre o mesmo assunto.
A equipe tributária de Zulmar Neves Advocacia está à disposição para esclarecimentos adicionais.
Carolina Teles Carvalho
Advogada ZNA
Recentes
Câmara aprova PLP 125/2022 e avança na regulamentação do “devedor contumaz”
19.09.2023
TCU fixa limites ao uso de prejuízo fiscal e base negativa em transações tributárias federais
19.09.2023
STJ decide que o ICMS, o PIS e a COFINS compõem a base de cálculo do IPI
19.09.2023
Consulta Tributária esclarece regras de transferência de créditos de ICMS entre filiais
19.09.2023