Notícias
11.07.2022
STJ examina afetar para julgamento em recurso repetitivo tributação de incentivos fiscais de ICMS
A antiga discussão sobre a inclusão dos incentivos fiscais de ICMS nas bases de cálculo do IRPJ e da CSLL poderá em breve ser decidida em definitivo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Isso porque, diante do aumento de recursos pendentes de julgamento no STJ, a Comissão Gestora de Precedentes e de Ações Coletivas daquele Tribunal indicou dois Recursos Especiais sobre o tema para afetação ao rito dos recursos repetitivos (REsp nº 1.945.110/RS e REsp nº 1.987.158/SC).
A tese posta em exame restou assim delimitada:definir se é possível excluir os benefícios fiscais relacionados ao ICMS - tais como redução de base de cálculo, redução de alíquota, isenção, imunidade, diferimento, entre outros - da base de cálculo do IRPJ e da CSLL.
Não obstante ter a 1ª Seção do STJ definido no julgamento do Recurso Especial nº 1.517.492/PR que os créditos presumidos de ICMS podem ser excluídos das bases do IRPJ e da CSLL, recentes decisões do STJ vêm negando o direito com relação aos incentivos concedidos por meio de diferimento, isenção e redução de base de cálculo.
Sendo admitida a inclusão do tema na sistemática de julgamento de recursos repetitivos, a decisão terá efeito vinculante, de modo que as demais instâncias do Poder Judiciário deverão aplicar o entendimento fixado pelo STJ.
A equipe tributária da Zulmar Neves Advocacia está à disposição para esclarecimentos adicionais.
Gustavo Neves Rocha
Advogado ZNA
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
11.07.2022
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
11.07.2022
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
11.07.2022
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
11.07.2022