Notícias
25.05.2022
Aprovado Projeto de Lei que proíbe violação às prerrogativas da advocacia por servidores públicos
A iniciativa objetivou impulsionar e garantir o cumprimento da Lei que criminaliza as violações cometidas por servidores públicos quando do uso das prerrogativas da advocacia.
A apresentação do PL n.º 1.114/22 reforça a proteção e garante o respeito devido às prerrogativas do advogado, principalmente diante do aumento de casos de abuso de autoridade diante da atuação da advocacia.
A justificativa apontou a importância de estabelecer limites e punir disciplinarmente os servidores públicos que violarem a atuação dos advogados nos locais de trabalho, considerando o art. 133 da Constituição Federal, que refere a indispensabilidade do advogado para a administração da justiça.
A proposta aprovada possui caráter educativo para auxiliar a advocacia a estender seus direitos para, na prática, desenvolver um trabalho com excelência e respeito por todas as partes envolvidas, vez que é comum o descaso com os profissionais dessa categoria na atuação junto aos órgãos públicos.
Assim, para efetivação dessas garantias em âmbito público, o Projeto de Lei apresentado prevê a vedação à violação das prerrogativas e direitos dos advogados, sendo aplicada a penalidade de suspensão de até 30 (trinta) dias para aqueles que praticarem o abuso de autoridade.
Tal medida fortalecerá o bom exercício da profissão e demonstrará a importância da advocacia na defesa de todos.
Jéssica Szalanski Novaes
Advogada ZNA
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
25.05.2022
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
25.05.2022
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
25.05.2022
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
25.05.2022