Notícias
02.08.2021
Fraude em boletos bancários. Atenção!
O ambiente financeiro frequentemente sofre com fraudes em seus meios de cobrança e pagamento. A fraude de boletos bancários é uma das que mais afeta o setor e a preocupação com esta espécie de fraude se faz presente no dia a dia do cidadão e, sobretudo, de empresas.
Ao efetuar o pagamento do boleto bancário, o pagador deve ter atenção, sobretudo em tempos recentes, porque, durante a pandemia do Coronavírus, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) registrou o aumento em 45% no número de golpes através da fraude em boletos bancários.
A atenção em relação aos boletos bancários não se restringe ao momento do pagamento. Deve-se ter atenção também quando é gerado o boleto bancário, pois um malware, um vírus, pode ter se instalado no computador do emissor do boleto e, sem que se perceba, a linha digitável do código de barras do boleto pode ser alterada, o que também pode ocorrer no momento do pagamento.
Por isso, é importante entender o que significam alguns números que compõem a linha digitável dos boletos, os quais devem ser idênticos às informações constantes no corpo do boleto.
- (04 algarismos) correspondem ao código do banco emissor;
- (10 algarismos) correspondem ao valor do documento (boleto). Se for um boleto de R$175,00, os algarismos serão 0000000175.
Ao emitir um boleto bancário confira se a linha digitável corresponde com as demais informações constantes no boleto e somente após envie para o pagador.
Já ao efetuar o pagamento, os cuidados devem ser redobrados. Antes de confirmar o pagamento confira na tela do caixa eletrônico, no celular ou computador, se os dados estão de acordo com as informações do boleto bancário, especialmente se o valor do documento, beneficiário e CNPJ deste estão de acordo.
A responsabilidade pelo dano decorrente da fraude pode ser atrelada ao banco. Porém, essa responsabilidade não poderá ser imputada ao banco se o boleto bancário não for gerado através do seu sistema. Nesse caso, o responsável é o próprio beneficiário do boleto (fornecedor).
A ZNA aproveita o momento para informar que nunca envia boletos bancários sem que antes tenham sido conferidos, assim como não envia qualquer boleto bancário que não esteja inserido no contexto dos serviços prestados.
A equipe ZNA permanece à disposição para mais esclarecimentos.
Gustavo Tonet Fagundes
Recentes
STF julgará em repercussão geral se a contribuição ao SENAR tem natureza social
02.08.2021
ICMS/RS: Disponível o parcelamento simplificado de débitos em até 60 vezes
02.08.2021
PGFN lança novo edital de transação por adesão para negociação de dívidas ativas da União
02.08.2021
STF julgará em repercussão geral a imunidade do ITBI para empresas imobiliárias
02.08.2021