Notícias
15.10.2019
Decreto regulamenta o trabalho temporário
Publicado na data de ontem, dia 14/10/2019, o Decreto nº 10.060, que regulamenta o trabalho temporário de que trata a Lei 6.019/1974, passando a produzir efeitos a partir da data de hoje.
O Decreto define o trabalhado temporário como aquele prestado por pessoa física colocada à disposição a uma tomadora de serviços por empresa de trabalho temporário a fim de atender necessidade transitória ou demanda complementar de serviços, não se confundindo com a prestação de serviços a terceiros.
Assegura direitos e obrigações tanto à empresa de trabalho de temporário, quanto à tomadora dos serviços e aos trabalhadores, garantindo a estes últimos igual remuneração dos empregados da categoria da tomadora de serviços, férias proporcionais, FGTS, jornada de trabalho máxima de 8 horas diárias, adicional noturno, descanso semanal remunerado e outros.
Importa registrar que a empresa tomadora de serviços será subsidiariamente responsável pelas obrigações trabalhistas referentes ao período em que se utilizou do trabalho temporário e, na hipótese de falência desta, a tomadora responderá solidariamente pelo período em que se utilizou da contratação do trabalhador temporário.
A equipe trabalhista da ZNA está à disposição para prestar eventuais esclarecimentos que se fizerem necessários.
Juliana Krebs Aguiar
Recentes
STJ julgará se a Fazenda Pública pode recusar a fiança bancária ou o seguro oferecido em garantia de execução do crédito tributário através do Tema 1385 do STJ
15.10.2019
STJ suspende julgamento do Tema 1371 sobre arbitramento do ITCMD
15.10.2019
STJ esclarece aplicação do ISS fixo para profissionais liberais em sociedade limitada
15.10.2019
STF suspende análise de imunidade de ITBI em integralização de capital social
15.10.2019