Notícias
21.10.2013
Inexistência de Vínculo de Emprego ante a Ausência de Prova da Subordinação
Não há que se falar em configuração de vínculo de emprego se o postulante não demonstrar a existência do requisito da subordinação. Com efeito, nos termos do artigo 3° da CLT, considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob dependência deste e mediante salário. Nesse sentido, a ausência de um dos requisitos afasta a possibilidade de concretização do vínculo empregatício. Note-se, neste caso, que o ônus probatório é do autor da ação.
Assim decidiu o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, quando do julgamento do Recurso Ordinário n° 0000552-02-2012-5-22-0003. No aresto, a relatoria destacou que, pelo conjunto probatório, não era possível identificar, de forma robusta, a caracterização da subordinação em face da empresa reclamada. Ou seja, o autor da ação não conseguiu demonstrar um dos requisitos da relação de emprego, já descritos alhures, ônus que lhe incumbia, do qual não se desincumbiu.
Por fim, a relatora do acórdão destacou que “se o trabalhador não é subordinado será considerado trabalhador autônomo, não empregado”. Dessa forma, o julgamento de primeiro grau – que já havia descaracterizado a relação de emprego – foi mantido na integralidade.
Ronaldo Domingues
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
21.10.2013
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
21.10.2013
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
21.10.2013
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
21.10.2013