Notícias
13.05.2008
STF define dia 14 de maio se o ICMS faz parte da base de cálculo do PIS e da COFINS
Está previsto para a próxima quarta-feira, dia 14 de maio de 2008, a continuidade do julgamento do Recurso Extraordinário n.° 240785-2/MG, o qual trata da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS.
O julgamento, já possui seis votos a favor da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS dos Ministros Marco Aurélio (Relator), Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso e Sepúlveda Pertence, e um contra do Ministro Eros Grau. O julgamento ficou suspenso, por quase dois anos, em face do pedido de vistas do Ministro Gilmar Mendes.
Além do Recurso Extraordinário 240785-2/MG, há outros na Corte que discutem o mesmo tema: o RE 570203 e o RE 574706. O primeiro também está na pauta de julgamento do STF desta quarta-feira. Já no segundo, foi reconhecida a existência de repercussão geral, mas o processo ainda não foi levado ao Plenário.
Além disso, no mesmo dia, está previsto o julgamento da ADC - Ação Declaratória de Constitucionalidade com pedido de liminar, interposta pela Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizada em outubro de 2007, visando a declaração de conformidade constitucional do artigo 3º, parágrafo 2º, inciso I, da Lei 9.718/98.
A referida norma regulamenta a base de cálculo para apuração dos valores da Contribuição para o financiamento da Seguridade Social (Cofins) e do Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP).
Segundo o Advogado-Geral da União o tema é objeto de controvérsia no âmbito dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), nos quais são encontradas decisões divergentes a respeito da norma, já que muitos julgados concluíram pela validade da inclusão do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na base de cálculo da COFINS, entre eles, as Súmulas 68 e 94, e o acórdão no Recurso Especial 746038, todos do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além de diversos acórdãos dos TRFs.
Invocando o princípio da segurança jurídica, a ADC pleiteia o deferimento da medida cautelar a fim de que se suspenda o julgamento de todos os processos em que questionam a constitucionalidade da base de cálculo do PIS e da COFINS.
Com a previsão de julgamento para o próximo dia 14 de maio de 2008, esperamos que a questão tenha um julgamento definitivo, no sentido de afastar a inclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, o que representará para o Contribuinte em uma importante redução da carga tributária.
Zulmar Neves Advocacia
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
13.05.2008
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
13.05.2008
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
13.05.2008
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
13.05.2008