Notícias
23.07.2006
Penhora on-line - Sistema Bacen Jud
Firmado entre o Poder Judiciário e o Banco Central do Brasil, o sistema Bacen Jud trata-se de um convênio que tem como objetivo permitir aos magistrados a obtenção de informações acerca da existência de contas-correntes e aplicações financeiras em nome dos devedores, com o intuito de evitar procrastinações nos processos de execução.
É importante salientar que a solicitação de informações, bem como o envio de ordens judiciais ao Sistema Financeiro Nacional se dá via Internet, o que torna o procedimento muito mais rápido, seguro e econômico.
Através do Bacen Jud é possível determinar o bloqueio e o desbloqueio de contas, caracterizando a chamada penhora on-line.
Assim, havendo dificuldade em encontrar bens do devedor passíveis de garantir o débito, existe a possibilidade de ser requerida a penhora on line, pedido mais provável de ser deferido principalmente quando se esgotaram todos os modos de obtenção de informações sobre a real situação financeira do devedor.
É oportuno referir que são passíveis de bloqueio os valores existentes em contas de depósitos à vista (contas correntes), de investimento e de poupança, depósitos a prazo, aplicações financeiras e outros ativos.
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul aderiu ao convênio, e o sistema Bacen Jud vem sendo aperfeiçoado, a fim de que possa ser mais utilizado, facilitando a tramitação dos pedidos de quebra do sigilo bancário de clientes do Sistema Financeiro Nacional.
Zulmar Neves Advocacia
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
23.07.2006
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
23.07.2006
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
23.07.2006
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
23.07.2006