Notícias
21.05.2018
Jornada 12X36
A jornada 12X36 é uma possibilidade a todos os segmentos, tendo em vista a Reforma Trabalhista.
No entanto, sua aplicação nos contratos de trabalho vigentes demanda o aceite do empregado, minimizando, assim, o risco de caracterização de alteração prejudicial do contrato de trabalho.
O artigo 59-A da CLT, abaixo transcrito, dispõe ser possível a pactuação da jornada 12X36 mediante acordo individual escrito, convenção e acordo coletivo:
Art. 59-A. Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação, é facultado às partes, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.
Parágrafo único. A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput deste artigo abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver, de que tratam o art. 70 e o § 5º do art. 73 desta Consolidação.
(Não grifado no original.)
Como a Medida Provisória 808/2017 perdeu a validade no dia 23/04/2018, pois não houve a votação necessária no Congresso Nacional para que tal norma se transformasse em lei, o art. 59-A da CLT manteve a possibilidade de jornada de trabalho de 12X36 mediante acordo individual escrito.
Ademais, mesmo que o art. 59-A da CLT possibilite a indenização do intervalo intrajornada no regime 12x36, é importante haver a fruição de 1 (uma) hora de intervalo para descanso e alimentação. A Superintendência Regional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho vêm fiscalizando e punindo as empresas que efetuam o pagamento do intervalo intrajornada ao invés de concedê-lo ao empregado sob o argumento de que seria uma norma de saúde e segurança do trabalho que não poderia ser suprimida pelo empregador.
Outra questão a se observar é que a remuneração pactuada no regime 12x36 abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, inexistindo assim o pagamento em dobro dos feriados e domingos laborados.
Gisele Cordeiro Machado e Janes Orsi
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
21.05.2018
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
21.05.2018
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
21.05.2018
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
21.05.2018