Notícias
20.01.2020
Governo revisa e revoga Normas Regulamentadoras
Visando fomentar a economia o Governo apresenta revisões em Normas Regulamentadoras e revoga uma, a NR-2. Em fevereiro deve ser publicada a revisão de duas destas normas regulamentares e a expectativa é de que até o final deste ano sejam finalizadas as atualizações.
A revogação da NR 2, que tratava da necessidade de inspeção prévia das instalações, ocorreu sob a justificativa de que referida inspeção não ocorria na prática, sendo inócua a existência da previsão, além de reduzir a intervenção estatal na iniciativa privada.
Importantes alterações ocorreram na NR12, de segurança do trabalho em máquinas e equipamentos, tentando adequar as regras de proteção do maquinário aos padrões internacionais, europeus e americanos. Avalia a redução de custos de adaptação das empresas nacionais, bem como gera maior segurança jurídica quanto à correta aplicação das máquinas e evita a perda da garantia dos fabricantes pelas alterações no original dos maquinários.
A NR 1 também sofre alterações significativas, visando beneficiar micro e pequenas empresas sem retirar a proteção dos trabalhadores, haja vista a permissão do aproveitamento de treinamentos quando um trabalhador muda de emprego, mas mantém a mesma atividade.
A NR 9, que será publicada em fevereiro deste ano, com importantes mudanças já aprovadas, substitui o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) pelo PGR (Programa Geral de Riscos), incluindo neste também os riscos ergonômicos, além de outros.
Houve alterações também na NR-24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho), NR-28 (Fiscalização e Penalidades), NR-03 (Embargo ou Interdição), NR-07 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), NR-15 (Atividades e Operações Insalubres), NR-20 (Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis) e a NR-22 (Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração).
A equipe trabalhista da ZNA coloca-se à disposição para informações adicionais.
Juliana Krebs Aguiar
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
20.01.2020
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
20.01.2020
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
20.01.2020
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
20.01.2020