Notícias
24.11.2015
É admissível exigência de caução para suspensão de protesto cambial
O Superior Tribunal de Justiça decidiu que é admissível a exigência de prestação de caução, em dinheiro ou outro meio idôneo, pelo magistrado, a permitir a sustação de protesto cambial, no valor correspondente aos títulos protestados.
O caso é originário de decisão proferida pelo juízo da Comarca de São Paulo, que concedeu liminar para suspender o protesto, condicionada à prévia caução em dinheiro pela parte Autora.
Por entender dispensável a prestação de caução, o Autor interpôs recurso ao Tribunal de Justiça de São Paulo, pretendendo a reforma do julgado. O recurso não teve seguimento, razão pela qual a parte interpôs recurso especial ao STJ.
Para o relator do recurso, ministro Luis Felipe Salomão, a questão discutida consiste em saber se é adequada a exigência da prestação de caução à concessão de medida para sustação de protesto cambial. E entende que sim.
Assim, sustentou que o STJ“só admite a sustação do protesto quando as circunstâncias de fato, efetivamente, autorizam a proteção do devedor, com a presença da aparência do bom direito e, de regra, com o depósito do valor devido ou, a critério ponderado do juiz, quando preste caução idônea”.
Ainda, o ministro acrescentou que “o excepcional deferimento da medida sem contracautela deverá ser devidamente fundamentado pelo juiz”.
Aldrey de O. Machado Paschoali
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
24.11.2015
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
24.11.2015
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
24.11.2015
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
24.11.2015