Artigos

31.10.2023

A redução do passivo trabalhista através do compliance

O compliance e o gerenciamento de riscos são importantes para fins de evitar conflitos judiciais trabalhistas, bem como aprimorar a produtividade e melhorar a visibilidade da organização. 

Como o termo compliance significa estar em conformidade com as normas legais, percebeu-se um aumento de sua implantação nas organizações, ao longo dos anos, especialmente, após a ocorrência de escândalos de corrupções, inicialmente no setor financeiro norte-americano e posteriormente no setor político, no ordenamento brasileiro.

Por ser multidisciplinar, o compliance deve ser utilizado na área trabalhista a fim de evitar passivos desta natureza, utilizando-se inclusive da gestão de riscos para atingir melhor eficiência nos resultados. 

Nesse sentido sugere-se a composição de equipe responsável pelo mapeamento dos riscos empresariais, criação de políticas e códigos de ética personalíssimos à instituição com a exigência de atenção aos seus membros, propõem-se estratégias de monitoramento e intervenção e, também, a realização de treinamentos e canais de denúncias para fins de evitar posturas antiéticas e contrárias aos valores da empresa.

A equipe trabalhista da ZNA está à disposição para prestar esclarecimentos adicionais sobre compliance trabalhista.

Juliana Krebs Aguiar

Advogada ZNA