Artigos

15.02.2023

2022 registra crescimento em procedimentos extrajudiciais

O Rio Grande do Sul está entre os três estados com maior número de casos no Brasil

Em pesquisa divulgada na 4ª Edição do Relatório Anual Cartório em Números constatou-se que em 2022 o Brasil atingiu o recorde em realização de inventários e partilhas extrajudiciais.

O número, que em 2021 era de 207.470 procedimentos, passou para 213.728 em 2022; o Rio Grande do Sul ficou entre os três estados que mais o realizaram desde a sua instituição.

Os números são animadores e refletem o preparo que os Tabelionatos possuem para realizar com mais agilidade não somente inventário mas também divórcio, sobrepartilha e afins.

Os atos, que já são autorizados no país desde 2007, são efetivos e aplicáveis à maioria dos casos e têm se mostrado uma alternativa mais rápida e barata ao processo judicial. Se seguir a linha da pesquisa, a tendência é que os números aumentem, o que reflete a disseminação da tendência da desjudicialização.

Os procedimentos extrajudiciais, assim como os judiciais, exigem a participação de advogado, que deverá orientar, assistir e representar as partes durante todo o processo, indicando quais as melhores alternativas, tudo de acordo com os interesses dos envolvidos.

A Zulmar Neves Advocacia conta com profissionais especialistas e experientes, que podem auxiliar nas mais diversas demandas envolvendo divórcios, inventários e partilhas, conduzindo o seu caso de maneira individualizada, e sempre em atenção aos mais atualizados entendimentos e tendências da área.

https://ibdfam.org.br/assets/img/upload/files/Carto%cc%81rios-em-Nu%cc%81meros-Edic%cc%a7a%cc%83o-2022(2).pdf

Maiara Oliveira Paloschi

Advogada ZNA