Notícias
19.10.2023
Pautado o julgamento do Tema 1079 do STJ, pelo qual será definido se é aplicável o limite da base de cálculo das contribuições ao Sistema “S” em 20 salários-mínimos
Conforme noticiamos em meados do ano de 2021[1], o Superior Tribunal de Justiça afetou ao rito dos recursos repetitivos o REsp 1898532/CE e REsp 1905870/PR, Tema 1.079 da Corte, a fim de consolidar o entendimento quanto à aplicabilidade do limite da base de cálculo das contribuições a terceiros (Sistema S) em 20 salários-mínimos.
A decisão proferida pela Corte nos mencionados recursos terá caráter vinculante e, portanto, aplicável a todos os processos que versem sobre a questão.
Passados praticamente três anos da afetação dos recursos, o STJ finalmente decidiu pautar o Tema 1.079 para a sessão de julgamento que será realizada na próxima quarta-feira, dia 25 de outubro de 2023.
Atualmente, as contribuições ao Sistema “S” vêm sendo exigidas sobre a integralidade da folha de pagamento das empresas, portanto, caso o julgamento seja favorável aos contribuintes, haverá uma relevante redução da carga tributária.
Entretanto, a exemplo do que aconteceu em recentes decisões favoráveis aos contribuintes nos Tribunais Superiores, caso a tese dos contribuintes prevaleça, o STJ poderá modular os efeitos do julgamento para que produza efeitos a partir da data de início da sessão de julgamento, restringindo o crédito dos contribuintes que ingressem com demanda em momento posterior a essa data.
A equipe tributária da Zulmar Neves Advocacia está à disposição para esclarecimentos adicionais.
Carolina Teles Carvalho
Advogada ZNA
Gustavo Cousseau Cavion
Advogado ZNA
Recentes
STJ considera válida exclusão extrajudicial de sócio com base em estatuto não registrado na Junta Comercial
19.10.2023
Responsabilidade do Credor Fiduciário pelo IPTU é definida pelo Superior Tribunal de Justiça
19.10.2023
PGFN abre transação tributária para dívidas a partir de R$ 50 milhões
19.10.2023
Nova publicação do IBGC privilegia a discussão da importância do Sistema de Integridade nas empresas
19.10.2023