Notícias
19.12.2022
STJ afeta para julgamento em recurso repetitivo exclusão do IRPF e INSS da base de cálculo da contribuição previdenciária patronal e das contribuições destinadas a terceiros e ao SAT/RAT
A Primeira Seção do STJ, por unanimidade, afetou para julgamento sob o rito dos recursos repetitivos quatro recursos especiais que tratam da exclusão dos valores referentes à contribuição previdenciária do trabalhador e do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), retidos na fonte pelo empregador, da base de cálculo da contribuição previdenciária patronal e das contribuições destinadas a terceiros e ao SAT/RAT.
A matéria será julgada no Tema nº 1.174, que restou assim delimitado:Possibilidade de excluir os valores relativos à contribuição previdenciária do empregado e trabalhador avulso e ao imposto de renda de pessoa física, retidos na fonte pelo empregador, da base de cálculo da contribuição previdenciária patronal e das contribuições destinadas a terceiros e ao SAT/RAT.
Em razão da afetação da tese, foi determinada a suspensão de todos os processos que tratem da matéria.
A equipe tributária da ZNA está à disposição para esclarecimentos adicionais.
Gustavo Neves Rocha
Advogado ZNA
Recentes
Carf afasta exigência de retificação da EFD-Contribuições para créditos extemporâneos de PIS/Cofins
19.12.2022
STJ define que IPI não recuperável não compõe os créditos de PIS e Cofins no regime não cumulativo
19.12.2022
STF definirá incidência de contribuição previdenciária sobre 13º proporcional ao aviso prévio indenizado
19.12.2022
STJ decide que o PIS e a COFINS compõem a base de cálculo do IRPJ e da CSLL recolhidos na sistemática do lucro presumido
19.12.2022