Notícias
09.12.2021
STJ amplia a impenhorabilidade de contas bancárias
Segundo o que determina o inciso X do artigo 833 do Código de Processo Civil, a quantia depositada em caderneta de poupança, até o limite de 40 (quarenta) salários-mínimos, é impenhorável. Contudo, recentemente, o Superior Tribunal de Justiça passou a adotar entendimento no sentido de ampliar tal impenhorabilidade também a outras espécies de contas bancárias.
Conforme bem colocou o Ministro do Superior Tribunal de Justiça Sr. Antônio Carlos Ferreira no julgamento do Agravo Interno nº 2018/0168625-6, o novo entendimento da Corte é de que a abrangência do dispositivo legal também se estenda a valores mantidos em contas corrente, fundos de investimento ou guardados em papel moeda, desde que respeitado o limite de até 40 (quarenta) salários-mínimos.
Na decisão do recurso o Ministro ressaltou quese reveste de impenhorabilidade a quantia de até quarenta salários-mínimos poupada, seja ela mantida em papel moeda, conta-corrente ou aplicada em caderneta de poupança propriamente dita, CDB, RDB ou em fundo de investimentos, desde que a única reserva monetária em nome do recorrente, e ressalvado eventual abuso, má-fé ou fraude, a ser verificado caso a caso, de acordo com as circunstâncias do caso concreto.
Portanto, a abrangência da impenhorabilidade prevista no inciso X do artigo 833 do Código de Processo Civil, a partir de agora também poderá ser estendida a outras espécies de contas bancárias, o que possibilita aos devedores que mantenham quantias, de até 40 (quarenta) salários-mínimos, em contas bancárias de outras naturezas, sem necessidade de ser uma conta poupança para que seja considerada impenhorável.
Carolina Cabral Padilha
Recentes
STJ julgará se a Fazenda Pública pode recusar a fiança bancária ou o seguro oferecido em garantia de execução do crédito tributário através do Tema 1385 do STJ
09.12.2021
STJ suspende julgamento do Tema 1371 sobre arbitramento do ITCMD
09.12.2021
STJ esclarece aplicação do ISS fixo para profissionais liberais em sociedade limitada
09.12.2021
STF suspende análise de imunidade de ITBI em integralização de capital social
09.12.2021