Notícias
02.10.2017
Publicado acórdão da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS
O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nessa data o acórdão do Recurso Extraordinário n.º 574.706, por meio do qual, em sede de repercussão geral, fixou a seguinte tese: O ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins".
O julgamento havia sido finalizado em 15 de março desse ano, no entanto, mesmo transcorridos mais de seis meses, o inteiro teor da decisão ainda não havia sido publicado.
Agora, abre-se o prazo para as partes apresentarem Embargos de Declaração, a fim que seja sanada eventual omissão, contradição ou obscuridade no julgamento. Ainda, é provável que a Fazenda Nacional apresente pedido de modulação dos efeitos da decisão. Contudo, isso, não impede que a decisão seja aplicada pelos Tribunais inferiores aos processos sobrestados que aguardavam o julgamento da matéria pelo STF.
A equipe tributária da Zulmar Neves Advocacia está à disposição para esclarecimentos adicionais.
Gustavo Neves Rocha
Recentes
Reforma Tributária: Receita Federal institui projeto-piloto da CBS
02.10.2017
Medida Provisória n.º 1.303/2025: Pontos de atenção!
02.10.2017
Porto Alegre propõe o Programa RecuperaPOA 2025 com até 90% de redução em multas e juros
02.10.2017
STJ vem consolidando o entendimento de que o contribuinte detém o prazo de cinco anos para a compensação de valores reconhecidos por meio de decisões judiciais, contados do trânsito em julgado
02.10.2017