Notícias
11.08.2016
Lei proíbe trabalho de gestantes e lactantes em atividades insalubres
Entrou em vigor na data de 11 de maio de 2016 a lei que proíbe o trabalho de gestantes e lactantes em atividades insalubres. O texto inclui na Consolidação das Leis do Trabalho o artigo 394-A, que assim dispõe:
“Art. 394-A. A empregada gestante ou lactante será afastada, enquanto durar a gestação e a lactação, de quaisquer atividades, operações ou locais insalubres, devendo exercer suas atividades em local salubre."
Dessa forma, enquanto perdurar a gestação e a lactação, a trabalhadora deverá exercer as atividades em locais salubres, que não prejudiquem a condição da empregada.
A referida lei contemplava um parágrafo único, que foi vetado pela Presidência da República, nos seguintes termos:
“Ainda que meritório, o dispositivo apresenta ambiguidade que poderia ter efeito contrário ao pretendido, prejudicial à trabalhadora, na medida em que o tempo da lactação pode se estender além do período de estabilidade no emprego após o parto, e o custo adicional para o empregador poderia levá-lo à decisão de desligar a trabalhadora após a estabilidade, resultando em interpretação que redunde em eventual supressão de direitos.”
Ronaldo da Costa Domingues
Recentes
CARF reafirma que capitalização de incentivos fiscais não gera custo de aquisição para pessoa física
11.08.2016
STJ inicia 2026 com julgamento de relevantes temas tributários
11.08.2016
Receita Federal regulamenta acréscimo nos percentuais de presunção do lucro presumido
11.08.2016
CARF afasta contribuição previdenciária sobre prêmios por desempenho extraordinário pagos em contexto atípico
11.08.2016