Notícias
23.07.2006
Decisão do Supremo Tribunal Federal
O Plenário do Supremo Tribunal Federal, no julgamento do Recurso Extraordinário da CRP, em conjunto com outros três recursos, por seis votos a quatro, julgou inconstitucional o aumento da base de cálculo da COFINS e do PIS, na forma como estabelecido pelo §1º do artigo 3º da Lei nº 9.718/98. Referido dispositivo de lei pretendeu estender a tributação do PIS e da COFINS para além do faturamento, abrangendo o total das receitas auferidas pela empresa.
Pela decisão do Plenário do Supremo Tribunal Federal ficou restabelecida a base de cálculo do PIS e da COFINS como sendo o faturamento, e não mais a receita bruta como determinado pela lei declarada inconstitucional.
Em se tratando de decisão do Plenário do Supremo Tribunal Federal todos os demais processos que tenham a mesma discussão serão decididos no mesmo sentido, uma vez que o julgamento realizado no dia 09 de novembro servirá de paradigma para os demais.
As empresas que não contestaram em juízo o aumento da base de cálculo do PIS e da COFINS ainda poderão fazê-lo, respeitado o prazo de prescrição.
Zulmar Neves Advocacia
Recentes
Câmara aprova PLP 125/2022 e avança na regulamentação do “devedor contumaz”
23.07.2006
TCU fixa limites ao uso de prejuízo fiscal e base negativa em transações tributárias federais
23.07.2006
STJ decide que o ICMS, o PIS e a COFINS compõem a base de cálculo do IPI
23.07.2006
Consulta Tributária esclarece regras de transferência de créditos de ICMS entre filiais
23.07.2006