Notícias
10.03.2014
Férias à luz do eSocial
O aviso de concessão deverá ser feito, nos termos do artigo 135 da CLT, por escrito e com antecedência de, no mínimo, 30 dias. Em se tratando de férias coletivas, o prazo será de 15 dias, nos termos do artigo 139, § 3°, da CLT.
As empresas adotam, como prática, a notificação com data retroativa acerca do gozo das férias.
Relativamente ao eSocial, esta comunicação permanece de acordo com os prazos acima informados. Contudo, não haverá a possibilidade de realizar a notificação com data retroativa. Desta forma, os departamentos de recursos humanos das empresas deverão ser conscientizados de que a comunicação de férias em contrariedade com os dispositivos legais da CLT importará na aplicação de multas administrativas, nos termos do artigo 153 do Diploma Celetista.
O objetivo do eSocial é viabilizar a garantia dos direitos previdenciários e trabalhistas. Ainda, tem como objetivo a simplificação do cumprimento das obrigações fiscais e previdenciárias dos empregadores. Por se tratar de meio eletrônico, a fiscalização dos dados será instantânea.
É importante salientar que a legislação trabalhista não sofreu alteração com o advento do eSocial. Contudo, a fiscalização será rigorosa, principalmente na observância dos prazos estabelecidos para a prática de atos trabalhistas.
Ronaldo Domingues
Recentes
STJ julgará se a Fazenda Pública pode recusar a fiança bancária ou o seguro oferecido em garantia de execução do crédito tributário através do Tema 1385 do STJ
10.03.2014
STJ suspende julgamento do Tema 1371 sobre arbitramento do ITCMD
10.03.2014
STJ esclarece aplicação do ISS fixo para profissionais liberais em sociedade limitada
10.03.2014
STF suspende análise de imunidade de ITBI em integralização de capital social
10.03.2014