Notícias
16.05.2014
Empresa não pode exigir, sem justo motivo, certidão de antecedentes
O empregador não pode restringir a contratação de empregados à apresentação de certidão de antecedentes criminais. A prática afronta diretamente os princípios constantes na Constituição da República de 1988, acerca da dignidade da pessoa humana e da inviolabilidade da intimidade e da honra das pessoas.
Nesse sentido, a juíza da 3ª Vara do Trabalho de Brasília, ao julgar do processo 0001584-41-2013.5.10.003, condenou a empresa Lojas Americanas ao pagamento de indenização a título de danos morais por exigir certidão de antecedentes criminais ao candidato de vaga de emprego.
A magistrada fundamentou a sentença no sentido de que a exigência do documento só pode ocorrer “nos casos em que o cargo ou profissão exigir, seja por força da lei, seja em decorrência das responsabilidades a serem assumidas”. Durante a instrução processual ficou demonstrado que a empresa exigia a certidão para todos os cargos.
Por fim, sintetizou a magistrada que, “no caso concreto, tendo em vista a exigência indiscriminada de apresentação da certidão de antecedentes criminais, de um lado, a gravidade da conduta adotada e de outro o sofrimento do reclamante, parece-me justo conferir-lhe indenização”.
Ronaldo da Costa Domingues
Recentes
STJ poderá uniformizar controvérsia sobre direito adquirido ao benefício fiscal do Perse
16.05.2014
STJ exige prova da reserva de incentivos fiscais em mandado de segurança
16.05.2014
Receita Federal altera regras de acompanhamento de benefícios fiscais
16.05.2014
Receita Federal define cálculo único do ganho de capital na venda de bens comuns do casal
16.05.2014