Notícias
08.12.2022
A penhora em fundo de investimentos e o papel do exequente
No último mês de novembro o STJ decidiu sobre qual a situação do exequente que penhora cotas em fundo de investimento – uma espécie de valores mobiliários – em nome do executado.
A discussão se ateve ao ponto que questionava se o credor, ao penhorar cotas de propriedade do devedor em fundos de investimento, assumia a condição de cotista, submetendo-se aos riscos inerentes da modalidade e ficando sujeito aos ganhos ou perdas dali oriundos.
A corte, ao analisar o caso, entendeu que a propriedade desse tipo de bem não deve ser transferida ao credor em caso de penhora, mantendo-se com o investidor/devedor até a liquidação, seja por resgate ou expropriação final. Considerou, para tanto, que o contrato de adesão ao investimento vincula somente o investidor e o fundo, sendo este primeiro quem assume as responsabilidades inerentes a eventuais prejuízos, assim como aquelas vindas de possíveis ganhos, não podendo se transferir tais encargos ao credor.
Nas palavras do Ministro Marco Aurélio,“[...] o aumento ou a diminuição do valor de mercado dos bens penhorados impõe a redução ou a ampliação da penhora, [...] ajustando-se a constrição ao valor a ser efetivamente adimplido, nem aquém nem além do que de direito.”
Ou seja: diante da penhora de fundo de investimento, a propriedade permanece com o devedor até a sua liquidação, momento em que irá se avaliar se o valor levantado é suficiente para suprir a dívida, retornando ao investidor eventuais excedentes e permitindo ao credor nova penhora em caso de insuficiência.
A equipe da ZNA fica à disposição para o esclarecimento de dúvidas.
Recurso Especial Nº 1885119 - RJ
Maiara Oliveira Paloschi
Advogada ZNA
Recentes
STJ julgará se a Fazenda Pública pode recusar a fiança bancária ou o seguro oferecido em garantia de execução do crédito tributário através do Tema 1385 do STJ
08.12.2022
STJ suspende julgamento do Tema 1371 sobre arbitramento do ITCMD
08.12.2022
STJ esclarece aplicação do ISS fixo para profissionais liberais em sociedade limitada
08.12.2022
STF suspende análise de imunidade de ITBI em integralização de capital social
08.12.2022