Notícias
08.09.2021
A importância da orientação para recebimento das notificações postais
A Súmula 16 do TST estabelece a presunção de recebimento de notificação das ações trabalhistas, após 48h de sua postagem, sendo devido ao destinatário a comprovação do não recebimento ou da entrega após o prazo. Assim, os empregadores devem orientar aqueles que são aptos a receber os postais, como os porteiros e secretários, para que, logo após o recebimento, entreguem ao responsável, sob pena de terem prejuízos processuais.
A decisão havida no Pr. 20226-73.2018.5.04.0611 da 2ª Turma do TST considerou válida citação de reclamação trabalhista encaminhada a microempresa e recebida pelo porteiro do prédio, mas somente entregue aos destinatários 34 dias após a entrega dos Correios, reformando a decisão do TRT da 4ª Região.
O fundamento da Ministra Relatora Delaíde Miranda Arantes considerou a regra da impessoalidade às notificações trabalhistas, nos termos da Súmula suprarreferida.
Situação que também merece igual relevância dá-se pelos equívocos processuais havidos em razão da dificuldade de interpretação da comunicação interna das agências dos Correios.
A referência acima chama atenção porque a interpretação equivocada tem gerado revelias e confissões indevidas, que muitas vezes somente serão sanadas pelos Tribunais do Trabalho, devendo a parte, tão logo tenha conhecimento da ação, buscar auxílio de seu advogado.
A equipe trabalhista da ZNA está à disposição para prestar o auxílio necessário.
Juliana Krebs Aguiar
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
08.09.2021
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
08.09.2021
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
08.09.2021
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
08.09.2021