Notícias
26.09.2017
STF reconhece repercussão geral sobre incidência de IR na repetição de indébitos tributários
O Supremo Tribunal Federal reconheceu a repercussão geral em recurso extraordinário no qual se discute a incidência do Imposto sobre a Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre os juros recebidos (calculados pela taxa Selic) pelo contribuinte na devolução de tributos indevidos (repetição de indébito).
Portanto, a matéria que já havia sido julgada favorável aos contribuintes pela Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, para reconhecer a inconstitucionalidade dessa cobrança, será agora analisada pelo Supremo Tribunal Federal.
Trata-se de importante discussão, sobretudo diante das recentes decisões em matéria tributária favoráveis aos contribuintes, que implicarão em restituição de recursos, acrescidos dos juros, os quais sem a decisão judicial que reconheça a não incidência, deverão ser tributados pelo IRPJ e CSLL.
A equipe tributária da Zulmar Neves Advocacia está à disposição para esclarecimentos adicionais.
Gustavo Neves Rocha
Recentes
STJ julgará se a Fazenda Pública pode recusar a fiança bancária ou o seguro oferecido em garantia de execução do crédito tributário através do Tema 1385 do STJ
26.09.2017
STJ suspende julgamento do Tema 1371 sobre arbitramento do ITCMD
26.09.2017
STJ esclarece aplicação do ISS fixo para profissionais liberais em sociedade limitada
26.09.2017
STF suspende análise de imunidade de ITBI em integralização de capital social
26.09.2017