Notícias
15.12.2025
Consulta Tributária esclarece regras de transferência de créditos de ICMS entre filiais
A Resposta à Consulta Tributária nº 30991/2024 do Estado de São Paulo, publicada em 05/12/2025, confirmou que é obrigatória a transferência de créditos de ICMS nas remessas interestaduais de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo titular.
O Fisco paulista ressaltou que a transferência do crédito está limitada ao valor efetivamente apropriado nas operações anteriores, ainda que esse montante seja inferior ao limite calculado pela aplicação da alíquota interestadual sobre o valor da operação. Assim, não é possível transferir crédito inexistente, como nos casos de aquisições isentas de ICMS.
Nas transferências internas (dentro do Estado de São Paulo), a legislação permite que o crédito seja mantido no estabelecimento remetente, sem obrigatoriedade de transferência ao destinatário paulista. Contudo, se houver posterior remessa interestadual, a transferência do crédito torna-se obrigatória.
A resposta também esclarece que a revogação do Convênio ICMS nº 178/2023 pelo Convênio ICMS nº 109/2024 não afastou a obrigatoriedade da transferência de créditos, tratando-se apenas de ajustes procedimentais. Por fim, reforçou que os créditos devem ser analisados por operação, considerando os insumos efetivamente empregados na mercadoria transferida.
Clique aqui para acessar a íntegra da consulta tributária.
A equipe tributária da ZNA está à disposição para esclarecimentos adicionais.
Carolina Teles Carvalho
Advogada ZNA
Recentes
STF retoma julgamento sobre imunidade do ITBI na integralização de imóveis em empresas imobiliárias
15.12.2025
Primeira Seção do STJ julgará temas tributários de alto impacto em março
15.12.2025
Despesas com pessoal – fixadas em convenção coletiva – geram direito à tomada de crédito de PIS e de COFINS
15.12.2025
STJ afeta ao rito dos repetitivos a controvérsia sobre inclusão de descontos e bonificações na base de cálculo do PIS/COFINS
15.12.2025