Notícias
29.09.2025
PGR emite parecer favorável a contribuinte sobre imunidade do ITBI em integralização de imóveis
Conforme noticiado anteriormente (aqui), O Supremo Tribunal Federal reconheceu a existência de repercussão geral no Recurso Extraordinário RE 1495108 (Tema 1348), que discute o alcance da imunidade do ITBI, prevista no inciso I do § 2º do art. 156 da Constituição Federal, quando a transferência de bens imóveis ocorre para integralização de capital social de empresa cuja atividade preponderante seja a compra e venda ou a locação de imóveis.
Na última semana, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou parecer favorável ao contribuinte, no sentido de que a imunidade do ITBI na integralização de imóveis ao capital social não depende da verificação da atividade preponderante da sociedade.
Segundo o parecer, a imunidade constitucional do ITBI na integralização de capital é incondicionada. A ressalva relativa à “atividade preponderante” da empresa (compra e venda, locação de imóveis ou arrendamento mercantil) aplica-se apenas às hipóteses de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica, não alcançando a integralização de capital social. Por essa razão, a PGR opinou pelo provimento do recurso extraordinário do contribuinte, confirmando que a imunidade se aplica independentemente da atividade exercida pela pessoa jurídica.
O julgamento do tema está pautado para ocorrer em sessão virtual entre os dias 3 e 10 de outubro de 2025.
A equipe tributária da Zulmar Neves Advocacia está à disposição para esclarecimentos adicionais.
Carolina Teles Carvalho
Advogada ZNA
Recentes
ZNA entre os mais admirados na Análise Advocacia 2026
29.09.2025
STF não julgará incidência de IRPF sobre Stock Options, prevalecendo tese favorável aos contribuintes do STJ
29.09.2025
Sancionada lei que institui o novo Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial
29.09.2025
Prazo maior para aprovação de dividendos de 2025: mudanças sugeridas pelo PL 5.473/2025
29.09.2025