Notícias
18.07.2025
STJ decide que contribuinte que adere à transação tributária não deve pagar honorários à Fazenda Nacional
Por maioria de votos (3 a 2), a Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça firmou entendimento de que não é devida a cobrança de honorários de sucumbência pela Fazenda Nacional nos casos em que o contribuinte renúncia ou desiste de ação judicial para aderir à transação tributária prevista na Lei nº 13.988/2020.
A decisão afasta a aplicação da regra geral do artigo 90 do Código de Processo Civil, segundo a qual cabe ao autor que desiste da ação arcar com os honorários da parte contrária.
A renúncia ao processo judicial é uma das exigências previstas na legislação para que o contribuinte possa incluir seus débitos no regime de transação tributária. No entanto, a Lei nº 13.988/2020 não trata expressamente da imposição de honorários nesses casos.
No recurso em questão, prevaleceu o entendimento divergente do Ministro Paulo Sérgio Domingues, segundo o qual a ausência de previsão na legislação que instituiu as condições da transação configura óbice à cobrança de honorários, sob pena de violação aos princípios da segurança jurídica, da boa-fé do administrado e da proteção da confiança.
A decisão da Primeira Turma do STJ, embora não tenha efeito vinculante para as demais instâncias do Poder Judiciário, é acertada, na medida em que a exigência de pagamento de honorários de sucumbência pelo contribuinte que, de boa-fé, renuncia ao processo para aderir à transação, além de carecer de respaldo legal expresso, comprometeria os princípios que norteiam a própria política pública de transação — como a proteção da confiança, a boa-fé e a cooperação entre as partes.
Clique aqui para conferir o referido voto na íntegra.
Carolina Teles Carvalho
Advogada ZNA
Recentes
Receita Federal lança nova versão do serviço digital da CND
18.07.2025
Empresas importadoras com TTD 409 em Santa Catarina devem atentar-se às novas diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado
18.07.2025
Receita Federal atualiza regras para compensação de créditos de PIS e COFINS com aplicação da taxa Selic
18.07.2025
Receita Federal abre transação tributária para créditos em contencioso administrativo de até R$ 50 milhões
18.07.2025