Notícias
13.12.2024
Dívidas com autarquias e fundações podem ser pagas com até 70% de desconto
Está disponível para adesão, junto à Advocacia Geral da União, a transação do “Programa Desenrola”, que oferece descontos de até 70% e parcelamento em até 145 meses, para empresas e pessoas físicas que têm débitos com autarquias e fundações públicas.
Podem ser negociados débitos que sejam objeto de cobrança em execução fiscal; discutidos em ação judicial ou processo arbitral; incluídos em parcelamento anterior rescindido; ou com exigibilidade suspensa. Também é possível incluir débitos que estiverem em contencioso administrativo, desde que atendidos os requisitos previstos no edital.
O percentual de desconto e o prazo de parcelamento serão definidos de acordo com (i) o tempo de inscrição em dívida ativa dos créditos a serem transacionados; (ii) a abrangência, integral ou parcial, da transação em relação aos débitos do devedor inscritos em dívida ativa com a autarquia e fundação pública federal credora; e (iii) o tipo e a categoria do devedor.
As formas de pagamento e os descontos estão previstos na tabela anexa à Portaria que regulamentou a referida transação, que pode ser consultada aqui.
O prazo para requerer a adesão à transação extraordinária vai até 31 de dezembro de 2024, devendo ser realizada por meio de processo eletrônico no Sistema de Inteligência Jurídica da AGU - Sapiens, no endereço eletrônico https://supersapiens.agu.gov.br/.
Por fim, como em outras transações, o edital estabelece as condições de adesão e as obrigações, como, por exemplo, a manutenção automática das constrições e garantias existentes em execução fiscal ou qualquer outra ação judicial ou processo arbitral, e a rescisão da transação no caso de inadimplemento de três parcelas consecutivas ou seis alternadas, entre outras disposições.
Para acessar o inteiro teor do Edital clique aqui.
Carolina Teles Carvalho
Advogada ZNA
Recentes
STJ considera válida exclusão extrajudicial de sócio com base em estatuto não registrado na Junta Comercial
13.12.2024
Responsabilidade do Credor Fiduciário pelo IPTU é definida pelo Superior Tribunal de Justiça
13.12.2024
PGFN abre transação tributária para dívidas a partir de R$ 50 milhões
13.12.2024
Nova publicação do IBGC privilegia a discussão da importância do Sistema de Integridade nas empresas
13.12.2024