Notícias
13.04.2023
Encerrado julgamento da ADC 49
Na data de ontem o Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou o julgamento da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) n.º 49, pondo fim a uma antiga discussão tributária acerca da incidência de ICMS sobre transferência interestadual de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo contribuinte.
O STF já havia definido em abril de 2021 a não incidência de ICMS em tais operações. No entanto, restava pendente de definição a partir de qual data a decisão produziria efeitos, bem como o destino dos créditos acumulados na origem.
O voto do Ministro Relator Edson Fachin foi acolhido pela maioria dos Ministros, para determinar a eficácia pró-futuro da decisão, a partir do exercício financeiro de 2024, ressalvados os processos administrativos e judiciais pendentes de conclusão até a data de publicação da ata de julgamento da decisão de mérito. Exaurido o prazo sem que os Estados disciplinem a transferência de créditos de ICMS entre estabelecimentos de mesmo titular, fica reconhecido o direito dos sujeitos passivos de transferirem tais créditos.
Significa dizer que até dezembro de 2023 as transferências interestaduais entre estabelecimentos do mesmo contribuinte deverão ser realizadas com o destaque do imposto, uma vez que somente a partir de janeiro de 2024 a decisão pela não incidência produzirá efeitos para os contribuintes que não possuíam discussão judicial ou administrativa sobre o tema quando do julgamento do mérito da ADC (abril de 2021).
Ainda, se até 2024 os Estados não disciplinarem a transferência de créditos entre os estabelecimentos localizados em estados diferentes, fica autorizada a transferência.
A equipe tributária da ZNA está à disposição para esclarecimentos adicionais.
Gustavo Neves Rocha
Sócio ZNA
Recentes
Estado do RS regulamenta Programa Acordo Gaúcho
13.04.2023
STJ decide que rescisão antecipada em contrato de prestação de serviços entre pessoas jurídicas gera indenização
13.04.2023
Receita Federal lança nova versão do serviço digital da CND
13.04.2023
Empresas importadoras com TTD 409 em Santa Catarina devem atentar-se às novas diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado
13.04.2023