Notícias
28.10.2021
Blockchain como ferramenta para Reconhecimento de Firma por Autenticidade
O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), através do “e-Notariado”, passou a utilizar tecnologia blockchain para Reconhecimento de Firma por Autenticidade de forma online.
No último dia 18, o CNB/CF divulgou esse novo módulo de Reconhecimento de Firma por Autenticidade na plataforma e-Notariado, buscando trazer celeridade aos atos tradicionalmente físicos, garantindo eficácia e segurança jurídica.
Com esse novo mecanismo, a transferência de veículos automotores, ou o reconhecimento de firma do fiador no contrato de locação, por exemplo, poderão ser feitos de maneira virtual. Para isso, o documento assinado eletronicamente pelo cidadão deverá ser enviado ao Cartório de Notas, o que será seguido de uma videoconferência com o tabelião onde será confirmada a autenticidade e capacidade civil do assinante.
A tecnologia blockchain foi empregada para viabilizar o Reconhecimento de Firma por Autenticidade na plataforma e-Notariado; e; para que possa ser utilizada pelo cidadão; é necessário que este tenha firma aberta no cartório escolhido e um certificado digital Notarizado ou ICP-Brasil e siga o procedimento anteriormente descrito.
Os Cartórios Notariais credenciados junto ao e-Notariado podem ser encontrados no link da própria plataforma e-Notariado.
A ZNA permanece atenta às evoluções e, à disposição para esclarecimento de dúvidas sobre a matéria.
Gustavo Fagundes
Recentes
STF julgará em repercussão geral se a contribuição ao SENAR tem natureza social
28.10.2021
ICMS/RS: Disponível o parcelamento simplificado de débitos em até 60 vezes
28.10.2021
PGFN lança novo edital de transação por adesão para negociação de dívidas ativas da União
28.10.2021
STF julgará em repercussão geral a imunidade do ITBI para empresas imobiliárias
28.10.2021