Notícias
01.06.2020
É Constitucional a incidência de ISS sobre contratos de Franquia.
O Supremo Tribunal Federal concluiu na última quinta-feira, dia 28 de maio, o julgamento de Recurso Extraordinário, com repercussão geral, que trata da incidência de ISS sobre contratos de franquia.
Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal declarou constitucional a incidência de ISS sobre contratos de franquia, sob o fundamento de que o contrato de franquia tem natureza híbrida, não se resumindo a mera cessão de direitos, fazendo parte da contratação a prestação de serviços.
Em razão do julgamento, foi fixada a tese com seguinte teor: “É constitucional a incidência de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) sobre contratos de franquia (franchising) (itens 10.04 e 17.08 da lista de serviços prevista no Anexo da Lei Complementar nº 116/2003)”.
A decisão ainda não teve o seu inteiro teor publicado, mas já poderá ser aplicada nos processos que tratem do mesmo tema.
João Carlos Franzoi Basso
Recentes
STF decide: é constitucional apreender CNH e passaporte de devedores inadimplentes
01.06.2020
STJ irá julgar a possibilidade de dedução dos Juros sobre o Capital Próprio (JCP) referentes a exercícios anteriores
01.06.2020
Manutenção dos Benefícios do PERSE
01.06.2020
O uso do Domicílio Judicial Eletrônico é obrigatório para leitura de Citações e Intimações
01.06.2020