Notícias
23.01.2018
Prorrogação da jornada insalubre após a reforma trabalhista
O art. 60 da CLT, não alterado pela Reforma Trabalhista, dispõe que, para a prorrogação da jornada insalubre, é necessária licença prévia da autoridade competente em matéria de higiene do trabalho, que será fornecida mediante exames locais e verificação dos métodos e processos do trabalho.
A Lei 13.467/2017 acrescentou o parágrafo único ao art. 60 da CLT, excetuando a necessidade de licença prévia para as jornadas 12X36.
A autoridade competente para o fornecimento da licença é o Ministério do Trabalho, que definiu os requisitos para a obtenção do documento no art. 4º da Portaria nº 702 de 28 de maio de 2015 do MT.
A verificação realizada pelo Ministério do Trabalho está relacionada à inexistência de infrações às Normas Regulamentadoras; à adoção de pausas durante a jornada de trabalho, se a atividade assim exigir; ao cumprimento dos intervalos legais e existência de acordo ou convenção coletiva sobre o tema.
No entanto, o inciso XII do art. 611 da CLT, alterado pela Medida Provisória nº 808, de 2017, dispõe que a autorização prévia poderá ser suprimida mediante acordo ou convenção coletiva, “DESDE QUE RESPEITADAS, NA INTEGRALIDADE, AS NORMAS DE SAÚDE, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO PREVISTAS EM LEI OU EM NORMAS REGULAMENTADORAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO”.
Observe-se que, a partir da Reforma Trabalhista, diante da vigência concomitante dos arts. 60 e inciso XII do art. 611, ambos da CLT, as empresas que desejam prorrogar a jornada insalubre, além da 8ªh diária, pela execução de horas extras ou pela compensação da jornada, mais comumente a jornada do sábado, devem tomar as providências necessárias para cumprimento dos requisitos legais.
Quanto ao entendimento jurisprudencial, faz-se a ressalva que a Súmula 67 do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região não foi alterada e ela considera necessária a licença prévia para a prorrogação da jornada insalubre.
Janes Teresinha Orsi
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
23.01.2018
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
23.01.2018
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
23.01.2018
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
23.01.2018