Notícias
09.12.2015
Vinculação do Adicional de Insalubridade ao Salário do Empregado
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) deve analisar brevemente o Projeto de Lei do Senado n° 294/2008 acerca da base de cálculo do adicional de insalubridade. De acordo com o projeto, o referido adicional deverá ter como base de cálculo o salário contratual do empregado.
Até então, o tema era pacífico, no sentido de que o adicional de insalubridade incidiria sobre o salário-mínimo. Nesse sentido, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, de acordo com a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, editou a Súmula n° 62, nos seguintes termos:
Súmula nº 62 - ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. BASE DE CÁLCULO.
A base de cálculo do adicional de insalubridade permanece sendo o salário mínimo nacional enquanto não sobrevier lei dispondo de forma diversa, salvo disposição contratual ou normativa prevendo base de cálculo mais benéfica ao trabalhador.
A controvérsia reside no fato de que o Supremo Tribunal Federal, por meio da Súmula Vinculante n° 04, vedou a utilização do salário-mínimo como indexador de vantagens a servidores públicos e, por analogias, aos empregados regidos pelas normas da CLT.
Contudo, a mesma Súmula Vinculante vedou a utilização de outras bases de cálculo, dado o princípio de que ao juiz não é permitido legislar. Dessa forma, até que não fosse criada lei sobre o tema, continuou sento utilizado o salário-mínimo como base de cálculo do adicional de insalubridade.
O Projeto de Lei n° 294/2008 dispõe que o referido adicional deverá ter como base o salário contratual do empregado, nas proporções de 10, 20 e 40%, nos exatos termos da CLT.
Ronaldo da Costa Domingues
Recentes
Governo Federal lança programa de autorregularização incentivada de tributos
09.12.2015
Inteligência artificial no caminho do desenvolvimento seguro
09.12.2015
STF decide que o DIFAL pode ser exigido pelos Estados a partir de 5 de abril de 2022
09.12.2015
STJ determina que a impenhorabilidade de ativos financeiros até 40 salários-mínimos não se aplica às pessoas jurídicas
09.12.2015