Notícias
04.11.2014
Medida Provisória revoga multa isolada sobre pedidos de ressarcimentos indeferidos e altera base da multa para pedidos de compensação não homologados
A Medida Provisória n.º 656, publicada no Diário Oficial da União em 8 de outubro de 2014, revogou o § 15º do art. 74 da Lei n.º 9.430, que previa a multa de 50% sobre o valor do crédito objeto de pedido de ressarcimento indeferido ou indevido.
Ainda, alterou a redação do §17º da mesma Lei para determinar que a multa, no mesmo percentual, para os casos de pedido de compensação não homologada, seja aplicada sobre o valor do débito objeto de declaração de compensação não homologada. Na redação anterior, a multa nesses casos incidia sobre o valor do crédito objeto de declaração de compensação.
A exposição de motivos da referida MP deixa claro que ela foi editada, nesse caso específico, para o fim de atender às inúmeras decisões judiciais que reconheciam a inconstitucionalidade das referidas multas, por violação ao direito de petição assegurado pela Constituição Federal.
A mudança está em vigor desde a sua publicação no Diário Oficial da União (8.10.2014) e deverá ser apreciada pelo Congresso Nacional até 6 de dezembro de 2014.
Trata-se de importante alteração que garante maior segurança aos contribuintes que realizam com frequência pedidos de ressarcimento/compensação, não só nos casos de pedidos de ressarcimento, em que os contribuintes não correrão o risco de aplicação de multa no caso de indeferimento, mas também nos casos de pedido de compensação, em que a base para multa em caso de não homologação será, via de regra, menor.
Gustavo Neves Rocha
Recentes
Governo Federal lança programa de autorregularização incentivada de tributos
04.11.2014
Inteligência artificial no caminho do desenvolvimento seguro
04.11.2014
STF decide que o DIFAL pode ser exigido pelos Estados a partir de 5 de abril de 2022
04.11.2014
STJ determina que a impenhorabilidade de ativos financeiros até 40 salários-mínimos não se aplica às pessoas jurídicas
04.11.2014