Notícias
04.11.2014
Dívida trabalhista é transmitida ao sócio que ingressou na sociedade
O sócio que ingressa na sociedade é responsável pelas dívidas trabalhistas, em caso de desconsideração da personalidade jurídica da empresa, ainda que os contratos de emprego, que ocasionaram o passivo, tenham sido encerrados antes do seu ingresso.
Com base neste entendimento, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região manteve a penhora de bens do sócio ingressante, sob a fundamentação de que, nos termos dos artigos 10 e 448 da CLT, a estrutura jurídica da empresa não pode afetar os contratos de trabalho dos respectivos empregados.
Irrelevante, para o empegado, a alteração da estrutura jurídica da empresa, pois ele está vinculado à atividade empresarial. Ademais, no Direito do Trabalho vigoram os princípios da continuidade da relação empregatícia e da despersonalização do empregador.
Concluíram os julgadores que“a responsabilidade dos sócios que está limitada ao período em que participaram do quadro societário simultaneamente com o período do vínculo de emprego aplica-se tão somente ao sócio retirante, e não ao sócio ingressante. A este recaem todas as responsabilidades da sociedade, inclusive aquelas já existentes à época da alteração do quadro societário [...]”.
Dessa forma, foi mantida a penhora dos bens do sócio ingressante.
Ronaldo da Costa Domingues
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
04.11.2014
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
04.11.2014
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
04.11.2014
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
04.11.2014