Notícias
07.04.2014
Nota Promissória é Válida mesmo Ausentes Requisitos Formais
A Nota Promissória é um título de crédito formal e para que possua valor cambial é necessário que ela preencha certos requisitos.
O artigo 75 da Lei Uniforme de Genebra (Decreto nº 57.663/1966) prevê esses requisitos. São eles: i. denominação "Nota Promissória" inserta no próprio texto do título e expressa na língua empregada para a redação desse título; ii. a promessa pura e simples de pagar uma quantia determinada; iii. a época do pagamento; iv. a indicação do lugar em que se deve efetuar o pagamento; v. o nome da pessoa a quem ou à ordem de quem deve ser paga; vi. a indicação da data e do lugar em que a nota promissória é passada; vii. a assinatura do subscritor da nota promissória.
O Superior Tribunal de Justiça, por ocasião do julgamento do Recurso Especial nº 1.352.704, reconheceu a validade de nota promissória em que não constava o lugar de sua emissão e de pagamento.
Isso, sob o argumento de que o artigo 76 da Lei Uniforme de Genebra admite a validade da nota promissória que não indique a época e o lugar de pagamento e onde foi sacada.
A teor do mencionado dispositivo legal: i. a Nota Promissória que não indicar a época do seu pagamento será considerada pagável à vista; ii. na falta de indicação do lugar onde foi passada, considera-se como sendo emitida no lugar designado ao lado do nome do subscritor; iii. ausente qualquer indicação, reputa-se o lugar do pagamento como sendo o lugar onde o título foi passado, que se presume ser o lugar do domicílio do subscritor da Nota Promissória.
Diante da ressalva do artigo 76 da Lei Uniforme de Genebra, posicionou-se o Superior Tribunal de Justiça que não há como se cogitar pela perda da eficácia executiva da Nota Promissória que não indique os locais de emissão e de pagamento.
Aline Cristiane Oss
Recentes
STF fixa entendimento que condenações cíveis devem ser atualizadas pela taxa Selic
07.04.2014
CNJ reforça proibição de exigência de certidões negativas para registro de imóveis
07.04.2014
STJ define que o prazo decadencial do Mandado de Segurança não se aplica as obrigações tributárias sucessivas
07.04.2014
Reforma Tributária: Relatório do PLP 108/24 estabelece diretrizes para o IBS
07.04.2014